Neste fim de semana comecei e terminei de ler um livro sobre manejo ecológico e de repente me dei conta de como somos BURROS! (com todo respeito ao digníssimo Sr. Burro de quatro patas!).
O que estamos fazendo com a Natureza?? Que raio de humanidade é essa que adora dar um tiro no próprio pé?? E depois fica aí sem saber o que fazer ou chorando em cima de uma tragédia que nós mesmos cavamos!
Custa cuidar de quem sempre viveu aqui no planeta? Os intrusos somos nós! O planeta vive sozinho, numa boa, se recupera em alguns milhões de anos, mas nós?? Tsc, tsc... tolinhos! Basta um "BUM" bem grande e "tchau"! Já era a humanidade!
Tem gente que ainda não se deu conta da imensidão do problema que geramos... e quando acordar, já é tarde... Detesto dar uma de ecochata, mas me irrita profundamente quando eu vejo pessoas pisando em gramado, jogando lixo pela janela do carro, largando bituca de cigarro na rua, lata de cerveja, refrigerante, papel de bombom, copo descartável, cuspindo no chão, fazendo xixi na rua!!!! Aaaaargh!!! É demais pra mim!! Não existe um mínimo de civilidade neste país!!! Mas não vou nem entrar neste mérito... vou me eximir da questão 'falta de educação', porque isso é uma outra looonga estória.
Tudo e todos têm seu papel aqui na Terra. Já viu como as coisas (que não dependem de nós) funcionam direitinho? O ciclo da água, por exemplo: a chuva cai no solo, infiltra na terra fofa e atinge o lençol freático. O lençol alimenta os rios, que desemboca no mar, que evapora, que forma nuvem e cai gerando chuva novamente.
Até aí, tudo normal... daí vem o 'dedo podre' da gente: desmatamento, mais concreto, nada de terra fofa... vem a erosão, as águas não tem como escorrer, empoçam, enchem, tem lixo no boeiro... entope e... a merda tá feita! Me perdoem a expressão de baixo calão... mas eu quero uma rede no quintal de casa e ensinar aos meus filhos a abraçarem uma árvore, ao invés de levá-la ao chão!