sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Com a mão na massa!


Brasileiro é bicho besta. 
Definitivamente nasci no lugar errado. 
Amo meu país, amo minha Bahia, amo minha Salvador, mas tem horas que dá vontade de sumir daqui!

Quem me conhece sabe o quanto valorizo o "saber fazer". Essa nossa cultura de "pagar" para ser servido é um tanto quanto snob e burra. Sim, burra! Na Europa, por ex, as coisas são beeeem diferentes!! Qualquer "ser humano normal" (leia-se normal: que SABE FAZER!) lava sua própria roupa, faz a sua própria comida, arruma sua casa, lava seu banheiro... não entendo no que isso "denigre" ou "rebaixa" sua posição social (status tão almejado na nossa Sociedade boba!). Compreendo que aptidões, as vezes são necessárias mas nada impede o interesse em aprender!

Tem também o abismo social com que convivemos diariamente... aliado à necessidade extrema de consumir e ostentar, mostrar o que se tem e não o que se é... arrotar poder... 

Tudo isso nos torna pessoas burras, acomodadas e muitas vezes com uma soberba maior que o mundo! E ainda tem gente com coragem de dizer que se o fizer, não tem emprego pros outros!!! Isso é de matar!! 

Vivemos escravos de uma fórmula de bolo, onde temos que ter dinheiro, sermos reconhecidos, carro do ano (blindado, de preferência), Tv 1000", sofás/ camas/mesas da Alameda das Espatódeas (ou em São Paulo!) morarmos em condominio fechado, rodeados por cerca elétrica, câmera até para piscarmos os olhos... isso é a tal "felicidade"??

Não sou contra a termos o que queremos, muito menos a conforto, segurança e muito dinheiro (que pode não "trazer felicidade", mas experimente viver sem ele!!) Não é isso que quero dizer! Apenas não me ponho refém do "posso pagar"!

Sempre tive quem fizesse as tarefas por mim, mas aprendi regras básicas através de meus pais: "Aprenda e faça, porque um dia, você vai precisar e, talvez, não tenha quem faça por você!"

Desde criança aprendi a fazer a própria cama ao acordar! Com o tempo aprendi a montar um sanduiche, fritar um ovo, preparar um Miojo e, finalmente, a cozinhar de verdade! Me queimei, me sujei, salguei o arroz, empapei o macarrão, mas fiz! Já me cortei, chorei com cebola, me furei com agulha e linha, martelei o dedo, pintei a roupa com tinta acrilica, quebrei vassoura, manchei saia branca de molho com blusa colorida,etc etc. Fiz e faço! (graças a Deus, encontrei um companheiraço que compartilha dos mesmos pensamentos e atitudes!! NÓS FAZEMOS!).

Sabe o que aprendi de verdade? Que posso tudo quando quero e me esforço!

"Perrengues"? Todos nós passamos por eles um dia. E definitivamente, quem você acha que vai estar mais preparado para enfrenta-los?

Fuuuuuuuuuuuui!!!