quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Jardim de Inverno

 
Projetar um Jardim de Inverno é sempre um desafio! Vários fatores dificultam o cultivo de espécies em ambiente interno: ausência parcial ou total de luz natural, pouca ventilação, ambientes com ar-condicionado, falta de escoamento (ralos) e iluminação artificial inadequada, etc. Não são todas as espécies de plantas que se adaptam à essas condições internas!
O Jardim de Inverno é uma ótima opção para preencher aquele espaço vazio da sua casa. Ideal para quem quer trazer um pouco do verde para dentro de seu convívio mais íntimo. Até em apartamentos podemos ter um! Varandas, embaixo de escadas, pequenos espaços esquecidos e mal utilizados, em todos eles cabe um jardim de inverno!
Por se tratar de ambiente interno, a escolha das plantas deve sempre respeitar as limitações de cada espécie. Um estudo deve ser feito no espaço para que não cometa-se o erro de pôr uma planta que necessita de muita luz para se manter vistosa num ambiente de sombra, e vice-versa.
  Para exaltar ainda mais a beleza das plantas usamos alguns truques e escolhemos complementos para compor os jardins: treliças, grades, vasos, esculturas, grandes pedras, fontes e até lagos artificiais! Tudo vale para deixarmos a casa mais sofisticada e muito aconchegante. Quem não gosta daquele barulhinho de água? E os peixinhos? É tão relaxante! Nos dá uma sensação de contato direto com a Natureza. Sem falar que hoje em dia contamos com bombas e filtros capazes de manter sua água limpa e cristalina o tempo todo.
Espaços comerciais devem usar e abusar dos Jardins de Inverno. Nesses locais, na maioria das vezes, faz-se uso do ar condicionado e então precisamos usar plantas artificiais misturadas ás naturais para manter o jardim sempre bonito! Lembrando que devem ser apenas “algumas” plantas e não todas artificiais, por favor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário