quinta-feira, 3 de março de 2011

Não pinte a árvore de branco!

Algumas pessoas já me perguntaram o porquê das árvores serem pintadas de branco! Sinceramente? Por ignorância!
Pesquisando pela internet, encontrei esta explicação para o início da idéia: "por volta de 1880, as videiras européias, principalmente as da Itália, estavam sofrendo severos ataques de pragas, especialmente cochonilhas. Algum alquimista da época descobriu que o pincelamento de uma mistura de óxido ou carbonato de cálcio com enxofre nos troncos das videiras diminuía o problema. Com a imigração européia ao Brasil, a descoberta foi para cá trazida e muitos ítalos, aqui cultivando seus parreirais, por precaução, aplicavam tal processo."
E esse hábito se sustenta até hoje! Mas e aí? Faz mal à árvore?
O tronco da árvore tem todos os mecanismos de circulação, ou seja, passa 'sangue venoso e arterial' (nas árvores chamados de: xilema e floema). São os responsáveis pela nutrição, alimentação e proporcionam seu crescimento.
Igualmente à nossa pele, o tronco da árvore é vascularizado. Há muita porosidade e muita troca gasosa. Já imaginou o estrago que faria à nossa pele se a pintassemos de cal?? Como ficaria a sua respiração? Então antes de pintar sua árvore de cal, lembre-se do mal que você fará a ela e mude de idéia enquanto há tempo!
Green kisses!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário