segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Orquideas... uma paixão!

Ano passado, ganhei de um dos nossos fornecedores duas mudas de orquideas que seriam descartadas na loja! (que crime.... pensei!!). 

Chegando em casa, amarrei as duas na Mussaenda em frente à janela da sala. E para minha deliciosa surpresa, neste feriado, como sempre faço quando estou com tempo em casa, fui garimpar o jardim, podar, limpar e me deparei com dois botões de uma delas prestes a abrirem!!

Tentei acompanhar o seu desabrochar... toda hora eu ia até elas!! Ansiosíssima para ver qual a cor, forma, etc. Mas câmera de celular não ajuda muito...

Amanhã, com certeza elas já estarão abertas!! E eu prometo voltar e postar a foto!! Por enquanto, pra quem também ama orquideas...





As Catléias estão entre as mais bonitas e mais populares! Você já deve ter visto de todas as cores!! Até azul!!
  • Nome Científico: Cattleya spp
  • Nomes Populares: Catléia, Orquídea, Orquídea-catléia
  • Família: Orchidaceae
  • Categoria: Flores Perenes, Orquídeas
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América Central, América do Sul
  • Altura: 0.3 a 0.4 metros
  • Luminosidade: Meia Sombra
  • Ciclo de Vida: Perene
DICAS:
- Ao adquirir uma Catléia florida, mantenha-a dentro de casa, próxima a uma janela bem iluminada. 
- Regue-a sempre que o substrato secar. Suas flores são muito duráveis se cuidadas desta maneira. 
- Quando a flor murchar e secar, remova-a, juntamente com a haste floral, cortando com uma tesoura esterilizada. A partir deste momento você poderá replantar sua orquídea caso necessário.
- As Catléias são em sua maioria epífitas, isto é, desenvolvem-se sobre o tronco das árvores. Por este motivo você pode cultivá-las sobre as árvores, inicialmente amarradas com barbantes ou sisal. 
- Podem ser cultivadas em vasos também, preferencialmente de barro, madeira ou cerâmica, bem forrados com pedriscos para uma perfeita drenagem. 
- O substrato pode ser composto de uma mistura de cascas de árvores, carvão vegetal, cascas e fibras de côco, entre outros materiais próprios para epífitas. Não enterre o rizoma (caule paralelo ao solo), ele deverá ficar sobre o substrato. 
- Devem ser cultivadas à meia-sombra, com regas freqüentes no verão e reduzidas no inverno.


FONTE: Jardineiro.net

Um comentário: