Foto: "Salvador. Viva, Ame, Cuide"
https://www.facebook.com/SalvadorVivaAmeCuide
Hoje vi no Facebook um post de uma amiga pedindo compartilhamento. Adorei a ideia e segui na mesma hora: "Seja também a mudança que Salvador precisa". Algo que sempre defendi. A mudança tem que começar por nós! Vai ser muuuuito dificil, mas acredito que a gente consegue chegar lá!
Mas tenho que confessar: não tenho mais orgulho em dizer que sou soteropolitana. Pra falar a verdade, tenho até vergonha. Tenho mesmo.
Salvador tem TUDO pra ser perfeita, mas só vejo as coisas piorarem a cada ano, independente de governantes. Falo da nossa gente!! Me vejo numa cidade suja, abandonada, com gente muito mal educada, violenta, barulhenta e de gôsto duvidoso. Alguns dizem que é culpa da 'cultura do Carnaval'= festa o ano inteiro + xixi nas ruas + trios elétricos particulares (vide som dos carros). Tudo isso contribui sim, mas não são os unicos fatores.
Quando leio: "Moro onde você passa férias", me acabo de rir (pra não chorar!). 'Já foi' o dia em que Salvador era tudo isso!!
Fico comparando os dias atuais com anos atrás!! Dá vontade de chorar!!
Um exemplo simples a que me refiro: lembro da minha adolescencia onde eu saia com minhas amigas e voltava com o dia amanhecendo sem que meus pais se preocupassem se eu voltaria sã e a salvo. Eu voltava e eles sabiam exatamente onde eu estava, com quem e fazendo o que! Nem celular tinhamos!
Quero ver Salvador limpa, sem lixo nas ruas.
Quero dirigir tranquila, abrir os vidros, sentir o vento da Orla, sem precisar me trancafiar e me esconder por trás de um vidro fumê-quase-preto!
Quero ouvir 'com licença', 'por favor', 'obrigado'.
Quero entrar em uma fila e saber que serei atendida sem que o espertinho fure ou dê um jeitinho de passar na frente.
Quero ligar o radio para ouvir 'música' e não 'narração de filme pornô de quinta'.
Quero transitar pelas ruas e ver preferenciais respeitadas.
Quero parar em um semáforo e não ver crianças ou adultos pedindo nada.
Quero ver as crianças nas escolas, estudando de verdade e praticando esporte.
Quero aproveitar a praia, comer um acarajé, tomar água de côco e não ver copo plástico, canudo, palito de picolé, lata de cerveja, cocô de cachorro enfeitando a areia.
Quero tantas coisas mais...
Será utopia?
Não sei, mas vou fazer minha parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário