quinta-feira, 23 de maio de 2013

'Cada um no seu quadrado!'


Planejar um jardim é como projetar uma casa. A opção ideal é contratar um profissional qualificado para tal, que vai lhe fornecer todas as informações sobre suas necessidades e preferências.

Por que inicio essa postagem com estas afirmações? Porque as vezes me cansa escutar que Paisagismo é futilidade ou supérfluo ou "coisa de dondoca". Isto é, no mínimo, falta de informação (para não dizer ignorância, com todo o peso que a palavra carrega).

Paisagismo está diretamente ligado à saúde, bem estar e qualidade de vida!  Com o crescimento imobiliário e populacional, o aumento do stress nos centros urbanos e a mudança climática constante, o homem sente necessidade do contato com a Natureza. E esse bem estar pode ser construído e proporcionado pelas mãos de um Paisagista, que modifica ou reconstrói a paisagem de maneira planejada, harmônica e saudável.

Há diferenças entre: Jardineiro(a), Jardinista e Paisagista. 

Jardineiro: cuida do jardim.

Jardinista: projeta jardins (especificamente).

Paisagista: projeta jardins em residências, condomínios, praças, parques, bosques... cria ou reconstrói ecossistemas! Um profissional que domina sobre Botânica, desenho espacial, estética, entende sobre comportamento humano e animal no meio ambiente. O Paisagista precisa entender como a vida funciona... desde uma semente que germina à uma floresta onde cada elemento depende do outro para funcionar! 

Deu pra entender?? Fui clara?? 

Cada profissional aqui citado tem a sua importância no contexto! 

Não minimize a atividade de nenhum deles!
















2 comentários:

  1. Com certeza, estas pessoas que fizeram este comentário infeliz ainda não se deram conta do que é viver com qualidade de vida. Coisa praticamente inexistente em Grandes metrópoles como São Paulo, por exemplo.

    ResponderExcluir