sexta-feira, 17 de julho de 2009

Quem nunca se encantou com um jardim florido?



Tem coisa melhor que caminhar por um lugar tranquilo, arborizado e cheio de flores? Infelizmente, não há locais assim de fácil acesso em nossos centros. São raros os lugares públicos onde exista bem estar e beleza.
O jardim vem sofrendo transformações ao longo dos tempos e muitas coisas tem contribuído para isto. Inicialmente, a natureza era farta, cores e espécies ao alcance das mãos e dos olhos. De repente, garagens, tomam espaço das touceiras, dando lugar a automóveis... não tão distante, a verticalização da arquitetura padronizando jardineiras e canteiros, limitando o desenvolvimento da beleza natural. O desenvolvimento desenfreado dos meios urbanos, super população e nível econômico passam a interferir diretamente nas nossas paisagens.
Sim, interferem! Enquanto a minoria se esconde em condomínios luxuosos e com toda infraestrutura necessária para o bem viver (jardins perfeitos!), os muros, grades, portões e cercas elétricas limitam os espaços particulares, deixando a realidade do lado de fora. Do lado obscuro da realidade, há o descaso com a natureza, com a população excluída, com os centros urbanos e, em uma escala bem mais abrangente, há a degradação do meio ambiente.
Hoje, tenho em mente, um Paisagismo que se transforma numa ferramenta em pról da natureza (que grita por socorro)! É preciso preservá-la! Tornar possível a revitalização dos nossos jardins e com isso, trazer de volta a beleza das flores e cores à nossa volta.
Ah, sim, claro...: democraticamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário