quinta-feira, 23 de julho de 2009

Rhapis excelsa = Palmeira ráfia

Muitas amigas têm me pedido para dar dicas de como cuidar de uma palmeira ráfia. Não tem mistério!


A Ráfia é uma palmeira entouceirada, ereta, originária da China e com porte de 2 a 4 metros de altura aproximadamente. É adequada para cultivo em vasos destinados a ambientes internos iluminados ou meia sombra - evite o sol pleno porque queima suas folhas.


A terra deve ser fertilizada e sempre úmida. A poda das folhas deve ser feita nas pontas. Basta cortar em forma de lança - fazer um "V" na extremidade, retirando as "pontas duplas" de cada folha. Pode-se também cortar o ramo seco no início do seu caule.


Lembre-se de jamais colocá-la exposta ao sol direto, principalmente no horário de maior incidência solar! Mantenha sua ráfia em ambientes internos, mas que tenha luz. O ambiente deve ser iluminado, com sol indireto! Assim você manterá sua palmeira sempre verdinha e linda!


Ah! Vale passar um paninho úmido em cada folha para retirar a poeira e deixá-la brilhando!


NA FOTO: Projeto de Paisagismo de Condominio no Caminho das Árvores - Salvador/Ba

7 comentários:

  1. minha rafia tem as pontas marrom,até os brotos ja nascem assim,como deve fazer?

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber como fazer para salvar a minha plantinha...tenho uma ráfia na minha sala, ela está secando as folhas , só ficaram duas astes e até o broto está queimado.o que fazer? aguardo resposta obrigada.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber como fazer para salvar a minha plantinha...tenho uma rafia na minha sala,ela esta secando as folhas

    ResponderExcluir
  4. Sandra e Rogerio, acredito que sejam o mesmo post... fica difícil 'diagnosticar' sem ver, mas na dúvida, troque-a de vaso. Talvez a terra em que ela esteja plantada já precise de nutrientes. Use terra vegetal e humus de minhoca. Corte as hastes secas para que ela não gaste energia e deixe-a sempre com a terra úmida. Espero ter ajudado! Voltem pra me dizer se conseguiram recupera-la!

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!!!! Fiquei super satisfeita, com as dicas agora ja sei como cuidar da minha rafia.

    ResponderExcluir
  6. ola tenho uma ráfia na sala, mas ela esta com as pontas marron, até os brotos estao com a pontinha queimada.
    como faço para salva-la.

    ResponderExcluir
  7. Minha Rafia não está secando so as pontas, mas toda a planta. Troquei toda terra por humos e terra vegetal há uns seis meses, e ela respondeu bem, ultimamente ela está secando cada vez mais e temo pela sua morte. O que fazer? Não costumo deixar a terra muito úmida, e quando molho tb molho as folhas. Isso está correto? Asuperfície da terra do vaso está coberta por uma camada de pedras que enfeitam o vaso, isso pode prejudicar a planta??

    ResponderExcluir