sexta-feira, 15 de abril de 2011

Salvem infâncias!


Hoje estou nostálgica... uma cena me fez pensar e acabei voltando ao passado.
Graças a Deus eu tive o privilégio de nascer em uma época em que ainda existia qualidade de vida gratuita (leia-se: sem precisar pagar 1 real por ela!). E não pensem que faz tanto tempo assim, acabo de completar 38 anos! Não sou eu que estou velha (o tempo passa de acordo com nossos passos), é a destruição do caminho que percorremos que está muito rápida! E como!!
Vivi intensamente os famosos anos 80 e era uma delícia!! Tive uma infância m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!! Corria e brincava na rua sem hora pra voltar, subia em árvore pra pegar fruta no pé, andava de carrinho de rolimã, bicicleta, desfilava em cima de muro, caía e levantava dando risada, andava de pés descalços, deitava na grama, bebia água da torneira pra não ter que parar de brincar e voltar em casa, me entupia de ‘porcaria’: balas, chicletes, pipoca, etc, etc.
Por que estou escrevendo isso? Porque não vejo nossas crianças felizes! Não consigo enxergar felicidade em uma criança sentada no sofá, estática, mexendo os dedinhos em um smartphone. Talvez a felicidade seja realmente relativa, mas não consigo acreditar que as crianças de hoje consigam ser tão felizes quanto nós fomos.
Os olhos da gente brilhavam diante de um simples ioiô!! Todo mundo querendo ter o mais colorido e fazer as manobras mais radicais que o amigo. Hoje, nossas crianças ficam felizes ao sentarem diante de um notebook, playstation, smartphone, ipad...
Tem suas qualidades? Claro que sim! A tecnologia avança e é incrível! Mas as crianças não se mexem! Estão a cada dia mais obesas, com mais problemas de saúde! Qualquer febrezinha... “- Pronto socorro! Emergência! Samu!” Ficam presas em um condomínio, monitoradas 24h por câmeras de segurança! Tem medo de qualquer bicho, não sabem subir em árvores, não metem a mão na terra, não se arriscam! Tempos diferentes... #triste!

Hunf... o contato direto com a natureza pode gerar emoções profundas no ser humano. Principalmente naquele que nasceu e sempre viveu no meio urbano. 

A natureza me traz paz interior e me ajuda a estar próxima de mim mesma! É bom demais! Queria poder trazer essa sensação de volta aos dias atuais. Mas infelizmente não depende só de mim.

Imagem: www.gettyimages.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário