quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PAISAGISMO... PAISAGISTA... ?!

Oi... fiquei um bom tempo olhando para a tela do meu lap, achando uma maneira de explicar, de uma vez por todas, qual a importância de se contratar um Paisagista, o que ele faz e porquê enxergar o paisagismo como um setor essencial na casa da gente.

Vou começar com um textinho da minha biblioteca pessoal que resume maravilhosamente essa necessidade: 

"Em um dia você ganha uma planta. No outro, você se apaixona por uma muda em uma revista. Ou ainda, resolve cultivar aquele pinheirinho que usou como árvore de Natal. Claro, vai espremendo tudo no jardim até descobrir que, embora cada uma seja muito bonita isoladamente, juntas elas não funcionam. Fica tudo estranho. Feio até. A razão é simples: um jardim só ganha beleza se houver Paisagismo. O termo Paisagismo pressupõe a preocupação em criar um ambiente e, como o próprio nome diz, uma paisagem que agrada à vista. Toda planta precisa desempenhar uma função e fazer parte de um conjunto que dê um colorido especial a determinados lugares. Porém, Paisagismo não é apenas plantas. Piscinas, quiosques, pergolados, laguinhos, fontes, caminhos e tantos outros elementos também fazem parte da paisagem." 

Todo esse conjunto precisa de um planejamento. Apenas gostar de plantas e ter o 'dedo verde' não habilita ninguém a ser Paisagista. Aí entra meu orgulho em dizer: "Eu estudei pra isso! Sou Paisagista!" Estudei e me atualizo sempre em: Edafologia, Ecologia, Botânica, Fitopatologia, Climatologia, Morfologia, Fisiologia, Taxonomia Vegetal, Composição, Estética, etc etc e etc!!

É muito fácil ver uma planta bonita na revista, compra-la num horto, leva-la pra casa. Daí fazer tudo que a moça da loja disse  pra fazer, mas  ve-la morrendo um mês depois e não entender o porquê... descobrir que a planta não se adapta ao clima da região,  que não gosta de muita ou pouca água, não aguenta sol direto ou é de sombra, não gosta de terra, prefere substrato, se é venenosa, se dá coceira, e por aí vai!! 

Conscientemente, ninguém faz cirurgia em alguém sem ser médico.  
Ninguém levanta um prédio sem saber cálculo estrutural. 
Então, por favor, não se diga 'Paisagista' se não souber, no mínimo, diferenciar: "brita" de seixo rolado, "caqueiro" de vaso, "areia" de terra vegetal!!!

Deu pra entender um pouquinho?
Bjs

4 comentários:

  1. Lógico que cada profissional tem que ter o seu trabalho reconhecido, mas infelizmente tem gente que se aproveita né aff.... olha eu chamo brita de brita, caqueiro e areia e plis n me mate por isso, mas agora que já sei vou tentar n fazer mais isso kkkkkkkkkkk

    Não sei se viu no blog que a primeira versão da planta já saiu, acredito que daqui um mês mais ou menos já esteja tudo pronto ok !!! bjinhos Gily

    ResponderExcluir
  2. rsrsrrsrs Não se preocupe, Gily! Vc chamar assim é perfeitamente aceitável, mas um paisagista... de jeito nenhum!!!
    Tô aguardando!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Está certíssima e adorei o projeto que fizeram: começar com uma orientação acaba eliminando muitas tentativas frustadas, fica tudo lindo, arrumadinho, as plantas acompanham o jeito da casa.
    Além disso já existem pássaros de diversas espécies frequentando minha varanda em busca das flores e sementes, a utilização de produtos naturais acabou deixando o ambiente saudável. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Sônia! Vc sempre muito carinhosa conosco! Já disse uma vez e reafirmo: foi um prazer projetar o paisagismo da sua varanda!! Bjs

    ResponderExcluir